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5 Dicas para processar banco

5 Dicas para processar banco

Neste artigo você conhecerá 05 dicas para processar banco, que facilitarão sua vida para resolver problemas tão comuns atualmente.

O Brasil tem aproximadamente 90 milhões de pessoas com contas em banco. A informação vem da pesquisa realizada em abril de 2019 pelo Instituto Locomotiva.

Recentemente, devido à pandemia pela Covid-19, houve uma explosão de abertura de contas em bancos digitais. Aliás, Bancos digitais são seguros?

Naturalmente, o número de problemas causados pelos bancos é igualmente grande. Muito embora, haja ferramentas para resolvê-los, nem sempre as pessoas conseguem.

Se você já sentiu vontade de processar banco por cobrança indevida ou processar banco por demora no atendimento, saiba que não está só.

 

1- Antes de processar banco, tente amigavelmente.

 

dicas para processar banco

Em muitas ocasiões, a conversa resolve. Se você teve um débito “não autorizado”, por exemplo em sua conta, procure a gerência.

Lembre-se, uma ação judicial pode demorar bastante tempo e os resultados são incertos. Então, vale a pena resolver o problema sem ter que processar um banco.

Muito embora seja possível resolver pessoalmente, é muito importante que você saiba tudo que contratou com o banco. Procure ler todos os documentos sobre a contratação de serviços e produtos oferecido antes de assinar.

Se fizer negócios com banco digitais, procure os canais disponibilizados pela instituição e lembre-se de arquivar ou “printar” a tela de aplicativos.

2- Formalize suas queixas

Ao tentar contato com o banco, não deixe de formalizar todos os passos. Muito embora seja importante a solução amistosa, em caso de ação judicial, será imprescindível ter documentos que comprovem seus passos.

Por exemplo, se você teve um débito não autorizado em sua conta, faça uma carta explicando o ocorrido e exigindo solução. Entregue ao banco e peça para que alguém assine e carimbe um protocolo. Nunca se esqueça de colocar datas.

Por outro lado, se alguém não quiser receber sua carta, envie pelo correio, preferencialmente via SEDEX com aviso de recebimento. Nos casos de bancos digitais, procure formalizar todas as conversas pelos canais disponibilizados.

Outro exemplo de canal de comunicação são as ouvidorias dos bancos. Por exemplo use o “0800” ou ombudsman.

 

3 – Onde reclamar antes de processar banco

 

Antes de processar banco, você pode ainda tentar reclamar em órgãos como o Procon. Outro órgão que pode lhe ajudar é o banco central.

Dicas para processar banco

Por outro lado, em casos graves como aqueles que envolvem fraude bancária, a sugestão é fazer um boletim de ocorrência numa delegacia. Por exemplo, um débito de cheque “clonado”, nesse caso trata-se de crime que precisa ser investigado pelas autoridades.

Dentre as dicas para processar banco,  aprenda mais esta: muito cuidado ao relatar os fatos, mesmo que tenha certeza que você não tenha culpa, evite admitir formalmente que trata-se de fraude.

Se você já foi vítima de fraude bancária, saiba o que fazer.

Em todos os casos, é muito importante que você guarde os comprovantes das suas tentativas de solução do problema.

Em último caso, os documentos que você conseguir juntar serão necessários e decisivos na hora de processar um banco.

 

4- Procure o juizado de “Pequenas Causas”

O juizado de “pequenas causas”, assim como é conhecido normalmente, é na verdade Juizado Especial Cível ou JEC.

Os juizados especiais cíveis tem um procedimento simplificado e costumam resolver problemas rapidamente.

São julgadas causas que não ultrapassam 40 salários mínimos. Para casos até metade desse valor, não é necessário ter um advogado.

Muito embora haja interesse financeiro na causa, no Juizado Especial Civel, não há custas judiciais, então não custos.

Por outro lado, existem alguns detalhes importantes. Por exemplo, se houver a necessidade de realização de alguma prova pericial, não será possível a ação no JEC. Nesse caso, será necessário contar com um advogado para processar banco na justiça comum.

Na verdade, deve prevalecer o bom senso, se não houver grande complexidade e valores relativamente inferiores, tente você mesmo sua ação.

Por outro lado, não é importante saber que eventualmente haverá necessidade de precisar de um advogado. Por exemplo, quando você não ganhar a causa e necessitar de elaborar um recurso. Neste caso é bom ter um advogado para fazer o serviço.

Outro exemplo, em caso de ter de fazer “contrarrazões” de recurso inominado, situação em que a parte que perdeu a ação recorreu e a outra tem que se manifestar sobre o recurso. Neste caso, trata-se de um assunto mais técnico e igualmente desejável o serviço de um advogado.

 

5-Última etapa das dicas para processar banco, ação judicial contra Banco”

 

Se seus caminhos te levaram até aqui, então vamos analisar alguns pontos:

  • Os problemas que o banco lhe causou são relevantes;
  • Tentou resolver amigavelmente;
  • Você tem documentos que comprovem suas alegações;
  • Tem documentos que comprovem a tentativa de solução amigável;

 

Bom se você entendeu o contexto desta avaliação, passamos para os próximos passos.

Procure um advogado especialista para processar banco, conte sua estória e mostre os documentos que você possui.

Nessa ocasião esclareça os custos que envolverão a ação. Por exemplo, honorários, custas judiciais e riscos de insucesso eventualmente.

Pondere que eventualmente o resultado da ação poderá levar algum tempo e tenha paciência.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco. Contamos com Advogados on line.

2 Comentários

  1. gabriel jose carneiro disse:

    Dos fatos mandado para o banco stone pagamentos o qual recebeu a TED depositada por mim e minha esposa em conta fraudulenta:

    Do Cliente stone através maquininha CNPJ 11 690.144/0001-33 – Gabriel José Carneiro/Andreia MS
    A Sra assessora da stone pagamentos S/A

    Objeto: solicitação de medidas administrativas com a finalidade de estorno de numerário pago (contestação)

    1. GABRIEL JOSÉ CARNEIRO, cliente do Banco do Brasil, agência 3016-3, Conta Corrente 21.789-1, sediado no bairro Benfica na cidade de Juiz de Fora ,MG, portador da Cédula de Identidade nº 028895573-4, Mistério da Defesa e RG 18.040.535/SSP-SP, inscrito no CPF/MF nº 121866688-90, requer a V. Sª as medidas administrativa dessa agência e o consequente estorno do depósito efetuado no dia 29 de abril de 2020, às 10h e 18min, na conta 160321-6, Agência 0001, Banco 197, pertencente ao CNPJ 36.758.831/001-74 de Danielly Carvalho Donaire, conta essa, de razão de golpe fraudulento, conta a qual foi usada pelo estelionatário para praticar golpes que foi transferido por mim o montante de R$ 45.150,00 (quarenta e cinco mil, cento e cinquenta reais) quando eu fui vítima de golpe de estelionatários, fazendo-o no caixa do Banco do Brasil na Agência 3016-3 , da conta 21.789-1, para o Banco Stone Pagamentos S/A, Agência 0001, Banco 197, na conta 160321-6, pertencente ao CNPJ 36.758.831/001-74, no nome de Danielly Carvalho Donaire, conta essa, de razão fraudulenta com endereço errado conta a qual foi usada pelo estelionatário para praticar golpes, a qual foi transferido o montante de R$ 45.150,00 (quarenta e cinco mil, cento e cinquenta reais)

    2. Informo que na mesma data, foi feito outro depósito de R$ 40,005,00 (quarenta mil e cinco reais) no Banco Itaú, Agência de Benfica, Juiz de Fora, MG, feito pela minha esposa ANDREIA MARCEINO DA SILVA, cliente da stone CNPJ 11.690.144/0001-3, (Banco 341/ITAÚ, Agência nr 1345, Conta Corrente jurídica nr 37.021-5, Andreia Marcelino da Silva), dela em meu nome no boleto. para o mesmo estelionatário, informo que aquela agência tomou as providências de pedir bloqueio da conta do estelionatário após denúncia de fraude a inspetoria daquele banco, que tomou as medidas cabíveis conforme nr da ocorrência 761957129, de 29 abril de 2020, participado a Stone, da fraude do deposito que partiu do Banco 341/Itaú, Agência nr 1345, Conta Corrente jurídica nr 37.021-5, Andreia Marcelino da Silva, minha esposa), fato que ao ser denunciado o gerente do Itaú, rapidamente tomou as providências para o bloqueio da conta do estelionatário…, não sendo feito o mesmo Banco do Brasil pelo gerente Rodrigo a qual fui atendido aproximadamente às 15:30h do dia 29 de abril de 2020, o qual após ligação novamente para a Stone sob o protocolo de atendimento stone nr 3767321, do dia 08 de abril de 2020 as 15h, com a sra Bianca a qual pediu para que fizesse e documento para encaminhamento ao e-mail contato@stone.com.br, para fim de fundamentar e dar conhecimento a Agência da Stone pagamentos SA.

    3. 0 fato é que na mesma data, uma ou duas horas após efetuar o deposito pela Andreia e a constatação de fraude por estelionato, foi denunciado ao gerente da conta da andreia que tomou a medida de pedir para bloquear a conta do estelionatário conforme consta no estatuto de abertura de conta da Stone, conforme ligação por volta das 13:30h, ligação esta, feita do telefone da agência do Banco Itau, sob o protocolo de atendimento stone nr 20219394, funcionário Hugo e ocorrência aberta pelo Banco Itaú nr 761457129, de 29 de abril de 2020, remetida por volta das 17hs e;
    Informo que a ocorrência policial sobre estelionato foi confeccionada na cidade de Franco da Rocha, SP, com o Boletim de Ocorrência nr 1598/2020, do dia 30 de Abril de 2020, no qual também consta os fatos.

    4. Anexos
    a. 01 (uma) cópia do Boletim de Ocorrência;
    b. 01 (uma) cópia de documento do solicitante de identificação com CPF;
    c. 01 (uma) comprovante de deposito do Banco do Brasil para Stone Pagamento S/A (Gabriel)
    c. 01 (uma) comprovante de deposito do Banco Itaú para Stone Pagamento S/A (Andréia)

    d. 01 (uma) cópia do documento que comprova o CNPJ duvidoso da envolvida que abriu conta para a consumação do estelionato usando a Stone Pagamentos.

    5. É a primeira vez que requer.

    Certo de que o estorno será realizado, Nestes termos, pede deferimento.

    Juiz de Fora, MG, 08 de maio de 2020.

  2. gabriel jose carneiro disse:

    não publicar era para um advogado de desse escritório ter conhecimento e ver se da para ganhar a causa

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