Bancos Digitais São Seguros

Lei da Pandemia
23/06/2020
Divórcio Online
02/07/2020

Bancos digitais são seguos

A internet continua nos trazendo conforto e agilidade em tudo, no entanto quando o assunto é dinheiro, será que os bancos digitais são seguros?

Como se sabe, a constante evolução dos serviços bancários aliada à necessidade de redução de custos para empresas e pessoas, obrigou os bancos a evoluírem.

Recentemente, com a pandemia da Covid-19, o processo de digitalização dos serviços foi acelerado com dezenas de bancos digitais no Brasil.

Várias são as vantagens oferecidas, por exemplo: facilidade de uso de aplicativo, isenção de algumas taxas, cartão de crédito, atendimento rápido e fácil, etc.

Muito embora seja um processo irreversível, isto não significa que os bancos digitais são seguros apenas por serem “inovação”.

Na verdade, uma contribuição para a segurança dos bancos digitais, parte de quem o usa, no caso o cliente.

 

Os bancos digitais no Brasil mais populares são: Banco Inter, Banco Digital NuBanck, Banco Digital Modalmais, Banco Original, Banco Next, Banco Sofisa Direto, Banco Digital Neon, Banco Digial Agibank, Superdigital Santander, Banco Digital C6 Bank, e Banco Digital Neon.

 

Por que devemos considerar que os bancos digitais são seguros?Melhor banco digital

Em primeiro lugar, é importante ter conhecimento que o Banco Central fiscaliza e controla a atividades dos bancos digitais. Assim, a atividade é rigorosamente acompanhada.

Recentemente, o Conselho Monetário Nacional editou regras para o setor de bancos digitais, dentre as quais estes bancos são obrigados a elaborarem políticas de segurança cibernética, por exemplo definindo requisitos para contratação de serviços de armazenamento de dados.

Existe também o Fundo Garantidor de Crédito que funciona como um seguro do seu dinheiro em caso de falência do banco.

Esse seguro garante a devolução de até 1 milhão de reais por CPF, sendo no máximo 250 mil em cada banco.

Embora haja regra de segurança, os bancos digitais utilizam informações criptografadas para evitar ataques cibernéticos e protocolos de navegação mais seguros como o “HTTPS”.

Por outro lado, todos devem investir em ferramentas de segurança, como por exemplo antivírus e um firewall.

É sempre aconselhável acessar somente os canais de atendimento oficiais dos bancos digitais, como por exemplo site e aplicativo.

Evidente que as fraudes bancárias sempre poderão existir, por isso todo cuidado é pouco. Logo, antes de escolher a instituição, procure pesquisar e encontrar qual o melhor banco digital ou o banco digital mais confiável.

 

Quais os cuidados para abrir uma conta em um banco digital?

Em primeiro lugar, aconselhamos a buscar informações em sistemas de informação como o “Reclame Aqui”, sites de Tribunal de Justiça do seu Estado, PROCON e outras instituições.

Se você já tem uma conta em banco tradicional, não a encerre logo que abrir a conta no banco digital. Procure permanecer com as duas e ir testando e se acostumando com o serviço.

Outro cuidado ao abrir uma conta em um banco digital, procure acompanhar a movimentação diariamente e se surgir algum imprevisto comunique ao banco.

Procure não usar computadores públicos quando acessar sua conta.

Jamais abra e-mails de sites que você não conhece e nunca abra anexos de e-mails que tenha dúvida da procedência.

Nunca diga ou informe sua senha para ninguém.

Caso tenha alguma movimentação que não reconheça, comunique ao banco, por exemplo enviando um e-mail, formalizando sua queixa.

Constatando a fraude bancária e em caso não consiga resolver a questão de forma amigável, neste caso será necessário processar banco.

 

Conclusão

Acreditamos que os processos de bancos digitais que envolvem segurança estão expostos a riscos similares aos bancos tradicionais.

Embora não exista um procedimento bancário 100% seguro, a preocupação com a segurança parece ser uma constante no setor.

No entanto, não há como desvencilhar a responsabilidade e cuidados com o usuário dos serviços digitais.

Fica a dica, em todas as tratativas com os bancos digitais, procure sempre arquivar algum registro, pois em caso de processar um banco digital por fraude, por exemplo, os documentos serão de grande utilidade.

Lista completa de bancos  digitais 2020.

Os comentários estão encerrados.