O que pode reprovar um financiamento imobiliário na Caixa

O inquilino não paga aluguel: O que fazer
26/02/2021
Como dar entrada no inventário
29/04/2021

O que pode reprovar um financiamento imobiliário

Para compreender o que pode reprovar um financiamento imobiliário na Caixa Econômica Federal é necessário entender o que o banco avalia.

Como se sabe, o financiamento imobiliário é uma ajuda e tanto para quem deseja comprar um imóvel e não tem todos os recursos disponíveis.

Não apenas a Caixa, mas também todos os bancos avaliam dados e condições de pagamento para definir como será o financiamento imobiliário.

 

O que pode reprovar um financiamento imobiliário

A avaliação para conceder o financiamento imobiliário passa primeiramente pela análise da pessoa que está buscando o crédito, ou seja, quem vai ficar devendo.

Depois a avaliação será feita sobre o bem.

Embora poucos saibam, a maior parte da reprovação de um financiamento imobiliário acontece por problemas relacionados à pessoa que está solicitando o crédito.

 

1-Nome sujo atrapalha a aprovação do financiamento imobiliário

Financiamento na Caixa

Quando a pessoa possui débitos anteriores, ela provavelmente terá restrição em seu nome, como se vê, por exemplo no SERASA.

Então, antes mesmo de buscar o financiamento, a pessoa deve fazer essa avaliação por conta própria.

Por outro lado, quando há várias pessoas comprando o imóvel, todas devem providenciar essa avaliação prévia do CPF.

Problemas na receita federal atrapalham o financiamento imobiliário

Ter algum problema na Receita Federal ou INSS também pode atrapalhar o financiamento imobiliário junto à Caixa ou a qualquer outro banco.

Por isso, verifique sua situação cadastral junto ao Site da Receita Federal.

 

2-Renda necessária para aprovação do financiamento imobiliário

Renda para financiamento imobiliario

 

Muito embora sempre olhemos apenas o nosso bolso para avaliar a possibilidade de pagar por um financiamento, numa aprovação de financiamento imobiliário a coisa é diferente.

O valor da sua renda é importante, mas outras avaliações são feitas, como por exemplo, o valor do imóvel, a sua idade, etc.

Tomando a referência da compra de um imóvel de R$ 400 mil, por uma pessoa com 20 anos, por exemplo,  a renda mínima exigida pode chegar a R$ 9 mil. Por outro lado, o mesmo imóvel vendido a uma pessoa com mais de 40 anos, poderá ter a renda mínima a partir de 9,2 mil.

 

Outros critérios de avaliação para financiamento imobiliário

  • Idade da pessoa. Quanto mais jovem for a pessoa que estiver adquirindo o financiamento, menor o valor do seguro e mais chances para um prazo maior;
  • Renda. Se várias pessoas estiverem comprando o imóvel, todas as rendas deverão ser somadas.
  • Fonte da Renda. Em regra, quanto mais estável for a fonte da renda, maiores as chances do banco não tomar calote.

 

Logo, é muito importante antecipar estas informações para evitar o que pode reprovar um financiamento imobiliário. Você pode simular seu crédito facilmente usando a internet, como por exemplo no Site “Melhor Taxa“.

 

 3.Matenha suas contas em dia

Contas em dia para financiamento imobiliário

Atualmente, se avalia também a pontualidade no pagamento das contas cotidianas, em outras palavras seu “Score de Crédito”. Quanto mais pontual você é, maior será seu “score”, ou seja, melhor será sua pontuação.

Dessa forma, criou-se o Cadastro Positivo.

O cadastro positivo reúne todas as informações de pessoas sobre como é a relação com a contratação de crédito, por exemplo, crediário de lojas.

As informações servem para análise do risco de se conceder empréstimos. Você pode visitar a página do SERASA para saber mais.

 

4.Características do imóvel

O que pode reprovar financiamento na caixa

A avaliação de concessão de crédito também passa pela aprovação do bem imóvel.

As questões relacionadas à documentação são avaliadas, por exemplo registro da matrícula no Cartório de Imóveis.

Embora importante, não é apenas essa questão avaliada, as pendências de IPTU e impostos em geral, também são verificadas.

Além disso, a avaliação do imóvel em si deve ser realizada, por exemplo: construção, riscos, localização, valor da propriedade.

 

5.Situação dos Vendedores.

A avaliação dos vendedores também é de muita relevância. Além de comprovarem a propriedade em seus nomes, devem comprovar que não possuem dívidas não quitadas com terceiros, por exemplo, uma ação judicial ou registro de protesto em cartório.

Normalmente, os documentos acima constam no compromisso particular de compra e venda. Tenha-os em mãos antes que o banco avalie. Sem dúvida, quando perguntamos o que pode reprovar um financiamento imobiliário, a situação dos vendedores aparece como resposta com frequência.

 

Se estiver adquirindo um imóvel usado, vale pena tomar todos os cuidados antes de comprar. Veja também quais os cuidados em comprar um imóvel usado clicando aqui.

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.