Muitas pessoas tem a aposentadoria por invalidez negada pelo INSS e isso acaba sendo uma preocupação ainda maior, pois normalmente o trabalhador não está em condições de trabalhar.
Aposentadoria por invalidez é o benefício pago pelo INSS ao trabalhador ou segurado que sofrem alguma incapacidade permanente ou sem cura, que o impossibilite de qualquer atividade laborativa. Não tem nada haver com aposentadoria da pessoa com deficiência.
Contudo, o processo para conseguir a aposentadoria por invalidez é semelhante ao do auxílio-doença. Portanto as pessoas devem seguir alguns passos.
Primeiramente, o trabalhador deve agendar a perícia médica no INSS. Você deve utilizar o telefone 135 ou pelo aplicativo “meu inss”.
O aplicativo pode ser acessado pela internet ou baixando o app MEU INSS.
Tendo em vista isso, é importante o cidadão saber o que fazer com a aposentadoria por invalidez negada.
É importante ter em mãos todos os documentos que possam demonstrar as limitações para o trabalho, como por exemplo, exames médicos, laudos etc. Também devem estar disponíveis os documentos pessoais.
O que fazer com a aposentadoria por invalidez negada
Caso o segurado tenha sua aposentadoria por invalidez negada, não há motivo para desespero, uma vez que há maneiras de recorrer à decisão.
Por exemplo o pedido de reconsideração (PR). Em outras palavras, é pedir para o INSS analisar novamente o pedido.
Além disso outra maneira de recorrer é por meio do recurso administrativo, que pode ser solicitado de forma online. Para saber mais sobre isso clique aqui!
Mas também, é de suma importância o trabalhador saber os motivos pelos quais o pedido de aposentadoria por invalidez foi negado.
Porque o INSS nega o benefício por invalidez?
Um dos motivos o qual o INSS nega a aposentadoria por invalidez é a não constatação da incapacidade para o trabalho, ou seja, a perícia informa que não problema de saúde com o trabalhador.
Além da perícia médica, documentos com legibilidade ruim ou falta de documentos também são alguns dos motivos. Por isso é importante saber os documentos necessários.
Por exemplo, veja esses documentos:
- Documento com foto;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Documentos, exames que comprovem o seu pedido;
- Empregados: documento assinado pela empresa comprovando o último dia de trabalho;
- Segurado Especial (como trabalhador rural, lavrador, pescador): contrato de arrendamento, entre outros.
A incapacidade para o trabalho deve ser total e permanente, no entanto, caso não seja, e ainda haver impossibilidade para o trabalho, o INSS poderá conceder o benefício auxílio doença.
Outro motivo de aposentadoria por invalidez negada é a falta de qualidade de segurado, em outras palavras, o trabalhador ficou muito tempo sem ter contribuição para o INSS, por exemplo.
Caso isso aconteça, para recorrer, basta seguir o exemplo acima mencionado sobre o que com a aposentadoria por invalidez negada.