O que fazer quando o beneficio é indeferido

Quanto custa fazer inventário
27/05/2021
Divórcio Online
02/07/2021

o que fazer quando o beneficio é indeferido

É comum o INSS indeferir pedidos de benefícios deixando as pessoas sem saber o que fazer quando o beneficio é indeferido.

Na verdade é uma surpresa que gera vários transtornos, pois a muitas vezes a pessoa conta com o benefício para pagar suas contas.

Portanto, saber o que fazer quando o beneficio é indeferido é crucial para restabelecer um mínimo de sobrevivência, já que trata-se de um benefício alimentar.

Mas não é necessário você entrar em desespero, já que há solução!

Vamos te explicar o que fazer, por exemplo, quando sua aposentadoria for indeferida, o que fazer quando sua pensão por morte for indeferida, como recorrer do benefício cessado, etc.

Você poderá fazer um recurso administrativo ou entrar uma ação judicial buscando o deferimento do seu benefício.

 

Como recorrer de decisão do INSS

Como recorrer de beneficio indeferido

Inicialmente, você deve descobri porque seu pedido de beneficio foi indeferido.

Em muitos casos, o INSS entende que o segurado não tem direito de se aposentar, que o dependente não tem direito à pensão por morte, que o trabalhador está apto e capaz para o trabalho e dessa forma indefere o pedido.

Todavia, o cidadão pode ter direito, por exemplo, a continuidade do benefício e o INSS errar em sua análise.

O indeferimento pode ser uma negativa de aposentadoria, negativa de pensão por morte, negativa de adiantamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada), negativa de um auxílio doença. Descobriremos também como recorrer de benefício cessado.

A boa notícia é que você não precisará sair de casa para recorrer, você poderá usar a internet por exemplo, para fazer seu recurso administrativo.

O recurso administrativo pode ser feito sem a presença de advogado, bastando você explicar porque não concorda com a decisão. Você deve juntar documentos se for o caso, como por exemplo, cópia de Carteira de Trabalho.

Você deve usar o formulário para a junta de recurso da previdência social.

Embora seja possível usar a internet recorrer da decisão do INSS, ligue no 135 e agende a entrega do seu recurso em uma agência do INSS.

No entanto você terá 30 dias de prazo para recorrer.

 

Quanto tempo o INSS demora para analisar o recurso?

Quanto tempo demora para o INSS analisar recurso

Se o recurso for o administrativo, o INSS demora atualmente em torno de 4 meses para finalizar a avaliação, no entanto se for um acaso mais complexo, pode levar mais tempo.

Por outro lado, na justiça, podemos esperar por meses ou anos, também dependendo de cada caso.

O recurso administrativo só é permitido quando há uma negativa do INSS.

Embora recomendado, para ir à justiça,  basta a recusa administrativa do benefício.

Não conseguindo resolver seu problema no INSS, a única alternativa será procurar um advogado especialista em previdência.

 

O que fazer quando o beneficio é indeferido, entrar na Justiça contra o INSS?

Nem sempre o cidadão sabe o que fazer para recorrer da decisão que indeferiu o benefício.

Muitas vezes, o indeferimento do benefício acontece mesmo quando a pessoa entra com o recurso administrativo. Neste caso, o segurado deverá entrar na Justiça contra o INSS.

Primeiramente, o próprio cidadão pode iniciar a ação na Justiça. Porém fazer isso sem o auxílio de um profissional, pode gerar dores de cabeça indesejáveis.

Neste caso, a pessoa deve procurar um advogado especialista em INSS, a fim de encaminhar o processo da melhor maneira possível.

Além disso, contar com alguém que tem os conhecimentos necessários é de suma importância, visto que o cidadão necessita do benefício para auxiliar nas contas.

O advogado especialista deverá entrar com uma ação na justiça para concessão de benefício negado. (como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou benefícios por incapacidade).

Ficou alguma dúvida, entre em contato conosco.

Os comentários estão encerrados.