O que verificar antes de comprar um imóvel usado

O que fazer quando o beneficio é indeferido
10/10/2022
Quais documentos necessários na compra de um imóvel
04/11/2022
O que verificar antes de comprar um imóvel usado

Na hora de comprar um imóvel sempre surgem dúvidas e saber o que verificar antes de comprar um imóvel usado é muito importante.

Sabemos que o sonho da maioria dos brasileiros é a conquista da casa própria, sonho esse que é cos com muito esforço e trabalho. 

No momento da concretização, muitos ficam eufóricos e se esquecem de analisar aspectos essenciais, como o que verificar antes de comprar um imóvel usado. 

Mas afinal, o que deve ser verificado antes de comprar um imóvel usado? E por que é necessário fazer essa análise?

Vamos esclarecer aqui, como realizar uma boa compra e para isso, é muito importante verificar alguns documentos antes de assinar o contrato. 

Quais documentos verificar antes de comprar um imóvel

Documentos imóvel usado

ESCRITURA PÚBLICA DO IMÓVEL

A escritura pública (na verdade o nome é Registro da Matrícula do Imóvel) é o principal documento que deve ser analisado, nele constam todas as informações do imóvel e seu histórico.

Nesse documento é possível saber várias informações, por exemplo: qual o nome e os dados do proprietário, inclusive se o bem está penhorado ou se foi dado em garantia para terceiros.

Você pode consultar esse documento no cartório de imóveis onde o imóvel está registrado ou de forma online, através do site da ARISP.

Com essa atitude a compra do imóvel fica de certa forma mais segura.

Certidões do Imóvel

É muito importante consultar as certidões negativas de débitos fiscais Municipais, Estaduais e Federais.

Certidões de inexistência de débitos condominiais, quitação de IPTU e inscrição imobiliária, pesquisa sobre débitos de água, luz e gás.

Se for imóvel rural, consultar o certificado de Cadastro de Imóvel Rural no INCRA, e quitação de ITR.

Se o imóvel pertencer a uma pessoa jurídica (empresa), deve ser consultado as certidões de falência e recuperação judicial, bem como dívidas trabalhistas, certidão simplificada de pessoa jurídica e a última alteração do contrato social.

Documentos do Vendedor

É importante consultar os documentos do vendedor, como por exemplo: CPF e RG e comprovante de residência.

Embora pareça ser muito trabalhoso, esse detalhe é fundamental para a segurança do negócio.

Imóvel usado

Análise do contrato de venda e compra

Por outro lado, não basta apenas levantar os documentos sugeridos aqui nesse texto. O instrumento contratual que une as partes também tem sua importância.

O contrato deve ser claro e de fácil compreensão, por exemplo: A data de transmissão da posse é dia tal.

Muito embora haja diversos modelos na internet, cada caso exige sua particularidade. Você pode procurar um advogado especialista em imóveis e verificar juntamente com esse profissional todas as questões.

Por outro lado, atenção aos detalhes é imprescindível, como por exemplo: forma de pagamento, data para transcrição da matrícula e prazos em geral.

Muita atenção quando a compra necessitar de financiamento imobiliário, pois deve-se prever a hipótese de não obtenção do financiamento pelo comprador.

Nesses casos, o contrato deve prever a devolução de valores ou uma multa específica para isso.

Os comentários estão encerrados.